A infecção pelo HPV vem tomando porporções epidêmicas. A associação do HPV de alto risco aos casos de câncer de colo uterino é de 99,8%. A tradicional utilização de substâncias cáusticas e a eletrocauterização não oferecem a esperada eficácia. O grande número de consultas necessárias para a terapia, bem como a possibilidade de reaparecimento das lesões em curto espaço de tempo, frequentemente provocam frustações nas pacientes. Frente a isso, sua prevenção, diagnóstico e tratamento adequado são fundamentais para a recuperação efetiva da paciente. ??Quando na presença da Neoplasia Intraepitelial (lesão pré-neoplásica) ou do próprio carcinoma “in situ”, a abordagem terapêutica torna-se mais complexa.
A vídeohisteroscopia diagnóstica é um exame realizado em ambulatório, permitindo a visualização total do interior do útero. É indicado para diagnosticar de doenças ou disturbios intra-uterinos como sangramentos anormais, esterilidade, miomas submucosos, pólipos endometriais e endocervicais, mal formações uterinas, câncer do endómetrio, e também para localizar o Dispositivo Intra-Uterino (D.I.U.).
O procedimento vídeolaparoscópico é indicado para o diagnóstico e/ ou tratamento da infertilidade, dor pélvica, gravidez nas trompas (ectópica), endometriose (tecido endometrial fora da cavidade uterina), doença inflamatória aguda ou crônica, câncer ginecológico, doenças ovarianas e miomatose uterina. Trata-se de uma das possibilidades de abordar a cavidade abdômino-pélvica e tem a vantagem de propiciar menor trauma cirúrgico à parede abdominal, se comparada às cirurgias convencionais (laparotomias). Isto resulta, na maioria das vezes, em uma recuperação mais rápida da paciente.
Sabemos que a gestação necessita de um cuidado muito especial para a mãe e para o bebê. Utilizamos de uma medicina moderna e avançada para promover o bem-estar materno- fetal, com excelente método de acompanhamento pré-natal, tanto na área de diagnóstico ultrassonográfico, como na de aconselhamento genético.
A saúde cardiovascular é um pilar fundamental para o bem-estar geral, e é por isso que temos a especialidade de Cardiologia em nossa clínica. Comandada por um médico cardiologista altamente qualificado, esta especialidade vem para complementar nossa abordagem holística à saúde feminina. A Cardiologia se integra perfeitamente às outras especialidades da clínica, garantindo um cuidado integral e coordenado.
Trata-se do exame do pênis com o auxílio de um peniscópio (microscópio), utilliza-se ácido acético a 5% e eventualmente o azul de tolnidina a 1%. Orienta-se o paciente a deitar-se na mesa ginecológica com os joelhos afastados, mimetizando a posição semi-ginecológica da mulher. A seguir, envolve-se o pênis e o escroto em multiplesgas previamente embebidas em ácido acetico, deixando-as localizadas por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, as multiplesgas são retiradas e passa-se à análise do pênis: glande, fossa nauricular da uretra, sulco bálano-prepucial, face ventral e dorsal, base peniana, e finalmente a bolsa escrotal. Para auxiliar o diagnóstico, pode-se utilizar o azul de folnidina a 1%. Caso seja identificado qualquer tipo de lesão, realiza-se a biópsia dirigida, com o objetivo de fazer posteriormente um estudo anátomo-patológico. Se o médico suspeitar da presença de HPV, ele solicita a pesquisa de DNA vírus. Ao término do exame, o paciente deve lavar a genitália com água e sabão.
A cirurgia robótica é um avanço significativo na medicina moderna, proporcionando benefícios tanto para o cirurgião quanto para a paciente. Ela representa o futuro da cirurgia ginecológica, oferecendo uma alternativa mais segura, eficaz e menos invasiva para o tratamento de diversas condições de saúde feminina. Suas principais vantagens são:
1 – Precisão Aprimorada: A tecnologia robótica oferece uma visão tridimensional ampliada e uma precisão cirúrgica sem precedentes, permitindo uma intervenção mais eficaz e segura.
2 – Menor Trauma Cirúrgico: Assim como a videolaparoscopia, a cirurgia robótica é minimamente invasiva, resultando em menor trauma à parede abdominal e, consequentemente, menos dor pós-operatória.
3 – Recuperação Acelerada: Devido à minimização do trauma cirúrgico, as pacientes geralmente experimentam uma recuperação mais rápida, permitindo um retorno mais ágil às atividades diárias.
4 – Riscos Reduzidos: A precisão da cirurgia robótica minimiza os riscos de complicações, como infecções e hemorragias, tornando o procedimento mais seguro.
Com o aumento da expectativa de vida verificado na população brasileira, observa-se aumento na incidência de doenças crônico- degenerativas, entre elas o câncer de mama, corpo uterino, colo uterino, ovário, vagina e vulva. Estima-se que cerca de 30% de todas as formas de câncer podem ser evitadas através de programs de prevenção (Haward Report on Cancer Prevention, 1996). Tratam-se de doenças relacionadas, em parte, ao estilo de vida e hábitos das pacientes. O sedentarismo, o tabagismo e o uso de hormônios podem estar relacionados ao câncer de mama, endométrio e colo uterino (Organização Mundial da Saúde, 1997). Metade das pacientes com câncer pertencentes aos países desenvolvidos são curadas, enquanto que nos países em desenvolvimento este número não chega a 30%. Isto se deve à falta de programas de prevenção e diagnóstico precoce.